A importância do desafio e de saber ganhar e Perder para as crianças
Na vida, assim como nos jogos, enfrentamos desafios que nos levam ao topo ou nos colocam diante de derrotas.A música “Meu Campeão”do Planeta Liz nos faz lembrar que em cada competição, o que vale é fazer a sua parte com dedicação. Assim como o refrão nos lembra: “Se a vitória vem, olha que legal! Se não acontecer, não faz mal! Entender que tão bom quanto vencer, participar é sensacional.”
Chatear-se após uma perda é algo normal, e não é coisa só coisa de crianças. Por em prática a famosa frase de consolação ‘o importante é competir’ é um desafio que requer esforço e maturidade emocional, e isso é algo adquirido com a vivência . Para as crianças, essa tarefa é ainda mais desafiadora, pois a maturidade emocional necessária para controlar sentimentos está em desenvolvimento. É essencial ensiná-las a lidar com as emoções, compreendendo que nem sempre se ganha, mas que a experiência de participar é valiosa.
A importância do desafio nos Jogos Infantis: Ensinar Respeito e Jogo Limpo
Algumas vezes, as crianças transformam seus jogos em verdadeiros campos de batalha, onde todos querem ser líderes, determinar regras e até mesmo recorrer a trapaças para garantir a vitória. É vital ensinar que ganhar ou perder não depende apenas de uma pessoa, mas do trabalho conjunto de toda a equipe. Não saber perder pode levar algumas crianças a evitar competições, a abandonar o jogo e a culpar os outros por suas derrotas.
Na difícil tarefa de educar, é essencial que as crianças compreendam que, às vezes, se ganha e outras se perde. A palavra ‘não’ também educa, e conhecer o verdadeiro significado do respeito evita humilhações e ridicularizações. O exemplo dos pais serve como norma de conduta, influenciando o comportamento futuro das crianças. Ganhar algumas vezes e perder em outras é o preço para desfrutar de uma atividade compartilhada, e é nesse equilíbrio que encontramos a verdadeira essência do jogo.
Assim, ao som de “Meu Campeão”, no Planeta Liz, incentivamos a celebração das vitórias, mas também ressaltamos a importância de cada participação, independentemente do resultado. Afinal, o verdadeiro campeão é aquele que valoriza cada desafio, aprende com as derrotas e segue jogando com dedicação e alegria. De um jeito ou de outro, eles são nossos campeões.